INVERNO E DIETA
Aproveite a estação mais fria do ano para perder aqueles quilinhos extras. Isso mesmo, emagrecer, e não engordar como acontece com a maioria das pessoas. No inverno, para manter a temperatura corporal há um aumento do gasto energético. Ou seja, para não sentir frio o organismo trabalha mais e assim, gasta mais energia. No entanto, devemos ter uma alimentação equilibrada e com pouca gordura, assim o metabolismo utiliza o estoque que são as gorduras extras para gerar calor.
Por outro lado, o frio estimula o apetite, principalmente por comidas mais saborosas e mais calóricas. Assim, com certeza aquela famosa frase no final da estação aparece: "Engordei". No inverno, há ainda a redução da atividade física que também ajuda a subir o ponteiro da balança. No verão se bebe mais água, se caminha mais, a alimentação é mais leve. No inverno há menos consumo de saladas e de frutas e um aumento no consumo de chocolate quente, por exemplo, além de outros alimentos bem calóricos.
Para tentar manter o peso e a boa forma no inverno, continue fazendo as mesmas coisas do verão. Bebendo bastante água, comendo diariamente frutas e verduras, se exercitando, evitando produtos com excesso de calorias e gordura e produtos industrializados. Comer de forma saudável nesta época do ano fortalece o corpo, evitando assim o aparecimento de gripes e resfriados. As frutas cítricas, por conterem um alto teor de vitamina C, são ótimas aliadas nesse fortalecimento. Ignore o frio e as desculpas esfarrapadas decorrentes dele. Assim, você chegará bem com seu corpo, com sua mente e com sua saúde para o próximo verão.