quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Chia: um superalimento



A semente de chia (Salvia hispânica L.) era um dos alimentos básicos das civilizações da América Central e é planta nativa desta região. A chia era usada como alimento dos guerreiros e servia de oferenda aos deuses, sendo praticamente extinta por ser considerada sacrílega. No final do século passado ressurgiu o interesse pela semente da chia por seus benefícios à saúde humana.
A semente de chia contém antioxidantes naturais, atuando na proteção contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de prevenir o envelhecimento precoce. Possui elevado teor de proteínas, ajudando no fortalecimento muscular.  Contém muitos minerais, destaque para o cálcio, potássio e ferro. O cálcio, tendo um bom aporte de vitamina D, fortalece ossos e dentes. Por possuir potássio ajuda a manter os níveis normais da pressão arterial. O ferro vegetal, quando consumido com uma fonte de vitamina C (laranja), ajuda a evitar a anemia.
Possui ácidos graxos poli-insaturados, ácido linoléico - ômega 6 (em torno de 20% do total da gordura presente) e ácido linolênico - ômega 3 (cerca de 60% do total da gordura presente). O ômega 3 reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), além de ajudar a reduzir os triglicerídeos. Contém mais ômega 3 que a linhaça. O ômega 3 também reduz os processos inflamatórios do organismo.
A semente de chia tem como propriedade a capacidade de absorver mais de 12 vezes seu peso de água. Possui este efeito mucilaginoso (o de absorver e reter  água) devido à alta concentração de fibras solúveis. Este gel auxilia no aumento do volume fecal e nos movimentos peristálticos do intestino, facilitando o funcionamento intestinal.
O gel formado também promove uma lenta conversão de carboidratos em açúcar, mantendo equilibrados os níveis de glicose no sangue, sendo útil na prevenção e controle da diabetes.
O gel que se forma no estômago deixa a digestão mais lenta e aumenta a sensação de saciedade.  Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e durante um período mais longo, passando a consumir porções menores de alimentos, favorecendo o emagrecimento.
As sementes de chia são calóricas e, portanto, fornecem energia para o corpo. Devem ser consumidas com cautela, pois podem favorecer o ganho de peso se consumidas em excesso, assim como qualquer alimento. Consuma 1 colher de sopa por dia, preferencialmente deixando de 20 a 30 minutos em meio copo de água. Para quem busca emagrecimento, consumir meia hora antes do almoço ou da janta.  
A mucilagem da chia (gel) pode ser usada como emulsificante, substituindo a gordura e o ovo nas preparações. Isso torna a preparação mais saudável e mais nutritiva. O grão, a farinha e o óleo de chia podem também ser usados nas preparações.
ATENÇÃO: é necessário beber ao menos 2 litros de água por dia para ter os benefícios do consumo de fibras: o bom funcionamento intestinal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário