terça-feira, 15 de abril de 2014

O poder da aveia


  O consumo de grãos integrais está associado com a diminuição do risco de várias doenças crônicas, incluindo câncer, diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares (DCV).
A β-glucana, fibra solúvel presente na aveia, tem recebido grande atenção da comunidade científica. β-glucana reduz o colesterol total e o LDL (ruim), aumenta o HDL(bom), mantém a glicemia pós-prandial (logo após alimentar-se) oferece a maior saciedade após as refeições. 
   Devido a essas propriedades e outros benefícios, a Food and Drug Administration (FDA, 2001) outorgou a aveia como o primeiro alimento específico com alegação de 
promoção de saúde. 
ção de saúde. 
  A redução dos níveis de colesterol sanguíneo já foi consagrada como uma intervenção eficaz para reduzir a mortalidade por infarto, AVE (Acidente Vascular Encefálico), dentre outras DCV. 
   A FDA (2006) e a Agência de Vigilância Sanitária - ANVISA - (2008) recomendam que, juntamente com uma dieta com baixos níveis de colesterol e gordura saturada, é necessário o consumo diário de, no mínimo, 3 gramas de β-glucana (2 colheres de sopa de farelo de aveia) por dia para reduzir o risco de desenvolver DCV. Além de um bom consumo de água e  atividade física regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário