quarta-feira, 4 de abril de 2012


A QUINUA

É um grão nativo dos Andes. Sua história vem do Império Inca, onde era considerado um “cereal milagroso” e venerado como símbolo religioso pela colonização Inca.
A quinua possui proteína de alto valor biológico, proteína que é bastante aproveitada pelo organismo humano. Seus grãos ofertam todos os aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo corpo e devem ser obtidos pela alimentação). É livre de glúten, proteína que não pode ser consumida pelos celíacos. Possui baixa quantidade de gordura saturada, quantidades importantes de ômega 3 e 6, fibras, ferro, cálcio e vitaminas quando comparada a outros tipos de cereais.
Esse grão, por ser rico em fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino e prolonga a sensação de saciedade. É uma boa opção para vegetarianos, pois suas proteínas equivalem as da carne. Praticantes de atividade física também se beneficiam com a qualidade protéica da quinua. É considerada um dos melhores alimentos de origem vegetal devido ao seu grande valor nutricional.
            A quinua pode ser encontrada sob a forma de flocos, grãos e farinha. Assim, os flocos podem ser consumidos com frutas, iogurte ou leite. Os grãos podem ser incorporados em saladas ou cozidos como arroz. A farinha pode ser usada em bolos, pães, bolinhos e massas.

Curiosidades!

  • A Quinua também pode se chamada de Quinoa (devido ao seu nome científico Chenopodium quinoa W.) ou Quínua, como é chamada em seu país de origem;
  • É importante lavar bem os grãos de Quinua em água quente antes de consumí-los, pois a forma crua possui fatores antinutricionais que reduzem o valor biológico de suas proteínas;
  • A NASA incorporou o grão ao seu cardápio básico, utilizando-a em viagens espaciais de longa duração, por seu alto valor nutritivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário