quarta-feira, 10 de abril de 2013

A batata doce

    Esta raiz tuberculosa muito consumida, além de muito gostosa, é também muito saudável e nutritiva. Há quatro tipos no Brasil: branca, amarela, roxa e avermelhada. A de polpa amarela é rica em betacaroteno e a roxa em antocianina, poderosos antioxidantes - substâncias que protegem o corpo contra doenças como o câncer e previnem o envelhecimento precoce. A melhor forma de preparo é assada, pois preserva os nutrientes. 
     A batata doce é fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico. O índice glicêmico (IG) está relacionado com o nível de açúcar (glicose) no sangue. Quando se ingere carboidrato, este entra na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Quanto mais rápido, maior será a descarga de insulina , pois o corpo tenta manter o equilíbrio de açúcar no sangue. Alimentos que afetam pouco a resposta da insulina no sangue são chamados de baixo índice glicêmico. A insulina tem o poder de levar a glicose para dentro dos músculos na forma de glicogênio, mas este depósito tem uma capacidade limitada, todo o excesso de glicose no sangue é armazenado na forma de gordura. Caso haja continuamente a oferta de alimentos de alto IG, o corpo começa adquirir resistência à insulina, os níveis de açúcar na corrente sanguínea ficam elevados e há o desenvolvimento de diabetes. 

       Além disso, a batata doce possui vários minerais, entre eles o potássio, vitaminas do complexo B, vitamina A (em maior quantidade na polpa amarela) e muitas fibras. Pessoas que frequentam academia, atletas ou praticantes de algum esporte ou atividade física regular podem utilizar esta fonte energética saudável antes do treino, pois as fibras e o IG baixo mantem a saciedade e a energia por mais tempo. Mas atenção: meia batata doce média equivale a 2 fatias de pão em calorias, portanto, também pode engordar. Então, se comer a batata doce, nessa refeição não coma pão. 
       Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário