As fibras não são digeridas pelo organismo, pois o ser humano não possui a enzima que quebra essas substâncias, portanto não possuem calorias. No entanto, elas são muito importantes. As fibras atuam como “vassouras”, que carregam os resíduos alimentares e a gordura excedente na alimentação pelo intestino, baixando o nível de colesterol absorvido. Também proporcionam sensação de saciedade, ajudando na perda de peso, além de garantir uma pele mais bonita.
Há dois tipos de fibras: as insolúveis e as solúveis em água. As fibras insolúveis ajudam o intestino a funcionar melhor. As principais fontes são os farelos de cereais, os grãos integrais, as frutas com casca e as hortaliças. As fibras solúveis se transformam em gel, permanecendo mais tempo no estômago e dando uma sensação maior de saciedade. Elas ajudam a reduzir os níveis de colesterol e de glicose do sangue. São encontradas no farelo de aveia, aveia em flocos, nos grãos, na casca de frutas, como a maçã e a laranja.
É importante saber que ao aumentar a ingestão de fibras é necessário que se aumente o consumo de água. Sem hidratação, as fibras provocam gases, desconforto abdominal, cólicas e prisão de ventre. Elas precisam de água para deslizarem pelo intestino. O bom funcionamento intestinal ajuda a prevenir o câncer de intestino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário